O QUE É ?

CNME – CENTRO NACIONAL DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO

O Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME) é uma proposta de ensino presencial mediado por tecnologia, cujo objetivo principal é a construção coletiva e democrática do conhecimento. A plataforma permite total interatividade: estudantes que estão em sala de aula, em escolas públicas dos diversos estados brasileiros com seu professor interagem com o professor do CNME, bem como com professores e estudantes de outras escolas públicas do Brasil, também conectadas ao CNME.

A proposta pedagógica do CNME está ancorada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, tendo como princípios:

  • igualdade de acesso,
  • permanência na escola,
  • liberdade de aprender e
  • pluralismo de ideias.

Para tanto, é fundamental a atuação dos professores nas escolas durante todo o processo, realizando mediação entre a aula transmitida no estúdio e as atividades desenvolvidas nas salas de aula por estudantes e professores. Esse trabalho tem por objetivo, especialmente, o desenvolvimento da 5a. competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que se refere às “tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas”.

Os conteúdos foram produzidos a partir de temáticas ou eletivas sugeridas pelas Secretarias de Educação, para transmissão ao vivo, bem como produzidos objetos de aprendizagem para serem disponibilizados na Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais do MEC (Plataforma MEC RED)

O CNME constitui-se em uma ferramenta importante de apoio à implementação do Novo Ensino Médio, com impacto, também, no desenvolvimento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no Programa Educação Conectada, e no Programa de Formação Continuada de Professores.

FONTE
ALTO CONTRASTE